Imagem capa - O BOÊMIO, 27 ANOS DE ENTREGA! por Entre Balões e Pipas | Fotografia
DOC

O BOÊMIO, 27 ANOS DE ENTREGA!

Em meio aos nossos passeios com o Frodo, nos fins de tarde, eu e a Zilma conhecemos Eduardo Waack, um homem gentil, escritor, poeta e consciente de seu papel no mundo. Quando passávamos em frente à sua casa lá estava religiosamente regando algumas árvores que foram por ele plantadas em um terreno baldio.

Com o tempo fomos conversando e descobrindo que Eduardo era idealizador do Jornal O Boêmio, um jornal mensal muito conhecido e respeitado pelo conteúdo cultural oferecido.


Já são 27 anos de circulação ininterrupta do Jornal O Boêmio (cultura popular independente e evolucionária) na cidade de Matão, sendo também enviado às mais distantes regiões do território nacional, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, um cultural alternativo que tem por objetivo formar gerações de pessoas mais conscientes e ativas em prol da sociedade.

Fiquei encantada e curiosa ao saber que ele fazia todo o processo de produção e entrega do jornal sozinho e aí veio a ideia: Documentar fotograficamente todo esse processo, ideia que ele abraçou logo de cara.


Acompanhei Eduardo durante todas as fases de uma edição do jornal, desde a sua busca por parceiros anunciantes, que ele faz pessoalmente visitando seus colaboradores a cada início de produção, o desenvolvimento de suas páginas em sua casa, a entrega do arquivo editado do jornal à gráfica, o dobramento um a um de 1.500 exemplares, até o envio de vários jornais via correios para leitores assíduos de todo o Brasil e a entrega gratuita das edições pelas ruas da cidade.


Um trabalho admirável de um homem sonhador e inspirador que tive a honra de poder documentar e postar aqui no blog. Tenho a certeza que ao receber uma edição do Jornal O Boêmio, a partir de hoje, você o verá com outros olhos ... olhos de quem conhece todo o trabalho e amor dedicados ao desenvolvimento dessas páginas, as quais ele entrega com um sorriso no rosto e com a esperança de despertar em todos nós esse amor e respeito pela vida que ele tem de sobra!




A busca por anunciantes é a etapa que inicia uma nova edição do Jornal O Boêmio. Eduardo Waack conversa com amigos, empresários e pessoas que tem o prazer de investir em cultura. Com algumas edições do jornal em uma pasta ele explica seus objetivos e a importância desse trabalho.




















A escolha dos textos é feita depois de muita leitura e pesquisa sobre temas que instiguem a conscientização, curiosidade e atenção dos leitores. Esses textos são desenvolvidos em papel e depois digitados e formatados no computador.










O arquivo já finalizado é entregue na gráfica e depois de avaliada a diagramação com os profissionais do local vem a ansiosa espera pela impressão da mais nova edição do Jornal O Boêmio.












Assim que a impressão é finalizada, para diminuir custos, Eduardo dobra um a um os 1.500 exemplares do jornal e os empacota. Ele sente que nesse processo passa boas energias para a nova edição.






















O Jornal O Boêmio conta com muitos leitores de vários estados brasileiros que recebem mensalmente uma edição do jornal via correios. Em sua casa, onde mora com seu filho caçula e sua esposa Valéria, Eduardo fecha os envelopes que logo estarão viajando por todo o país com um conteúdo rico em cultura e engajamento social.

































Novamente Eduardo vai para as ruas buscando recursos para cobrir as despesas de envio do jornal para fora de matão e sempre conta com pessoas amigas e solidárias com propósitos de vida e objetivos semelhantes aos seus.














A distribuição gratuita do Jornal O Boêmio é feita pelas ruas da cidade, onde além de conversar sobre o conteúdo proposto e seus objetivos com aquela edição, ele reencontra amigos, faz novas amizades e recebe o feedback dos temas abordados nas edições anteriores.











































Eduardo Waack, proprietário e editor do Jornal O Boêmio é um escritor com 08 livros já publicados. Homem de vida simples, publicou também poemas, matérias, contos e crônicas em revistas, jornais, fanzines, camisetas, intervenções, sites e blogs do Brasil e exterior. 

Natural de Londrina / PR, pai de 03 filhos, junto de sua esposa e companheira de todas as horas Valéria, vive em Matão desde 1990 e vê no jornal que criou uma forma de promover os mais nobres valores humanos, a ecologia, a espiritualidade e a liberdade de opiniões.




PROFISSÃO DE FÉ


Nossa arte

É como nossa vida.

Se partida, quando querida,

Uma porção de amigos.

Chegada, se esperada


Mas nunca o solitário desterro,

Como terras todas inavegáveis de ares

Irreconhecíveis. Tantos tristes carnavais

Entre montanhas nuas, desoladas

Praias do pensamento


A certeza.

A voz e uma vez mais,

Os ninhos dos pássaros e como as crianças

São passos. Peixes no aquário:

silenciosos viajores.


Como plantas dos vasos

Alegres meninas, pequenas filhas,

Filtros de nosso planeta absurdo

Onde espalhar são esmagados

Por frias máquinas inertes


Que não pensam arte,

Veículos da apatia. Uma conquista

Em nossas mãos, pés e olhos,

Brotando do espaçoso coração

Como visões do caminho.  


Eduardo Waack



Site do Jornal O Boêmio: www.jornaloboemio.wordpress.com